Ofício Vereador Junior Nardelli 002/2025
Laurentino, 13 de Fevereiro de 2025.
À Exma. Senhora
Rúbia Baldo
Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Laurentino
Assunto: Segurança na EM Honorata Stédille
Prezada Secretária,
Dentro das minhas atribuições de vereador, uma das responsabilidades que me compete, é a da fiscalização. Motivo este, que me leva a relatar para o conhecimento da secretária, uma preocupação em relação à segurança na Escola Municipal Honorata Stédille.
Nos dias onze e doze de fevereiro de dois mil e vinte cinco, estive nas dependências da referida Escola Municipal, entre os horários de 12h50 às 13h. Em ambos os dias, o portão principal que dá acesso ao pátio escolar estava sem supervisão de um responsável. Havia algumas crianças sentadas próximas ao portão que a qualquer momento poderiam sair das dependências da escola (onde há trânsito de veículos), ou ainda serem abordadas por pessoas estranhas ao ambiente escolar.
Depois de algumas conversas apurei que no período entre 12h30 e 13h30 (na Escola Municipal) e no período entre 11h30 e 12h30 (nos CEI’s) temos apenas um vigia para três unidades de ensino: a Escola Municipal Honorata Stédille, o CEI Ciranda dos Sonhos e o CEI Estrela Guia. São dois portões de acesso distantes. Não há como um vigia promover a segurança nos dois locais ao mesmo tempo.
Importante relembrar aqui, dos episódios de invasão de instituições de ensino, que lamentavelmente ocorreram em nosso estado e deixaram marcas profundas nas famílias e na sociedade. É um dever do município promover a segurança nas unidades de ensino.
Então, respeitosamente, sugiro que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Laurentino, adote medidas eficazes que possam, de maneira rápida, proporcionar mais segurança no ambiente escolar. Solicito gentilmente também, que me seja dado retorno das ações adotadas para solucionar a questão da segurança da Escola Municipal e nos Centros de Educação Infantil.
Atenciosamente,
Junior Nardelli (PL)
Vereador de Laurentino-SC